Uma porta com duas caras

A Porta de Alcalá é um dos símbolos mais ligados a Madrid. É impossível dissociar a cidade deste monumento.
Já todos passamos por aqui e, de certeza, todos temos uma foto com a porta no fundo. Mas sabiam que a Porta de Alcalá guarda um segredo que nem toda a gente conhece ou se dá conta à primeira vista??

porta alcala madrid monumento

Eu também tenho uma foto, neste caso com a minha tia!

Muito provavelmente, e como a maioria dos turistas, chegaram à Porta de Alcalá subindo a Calle Alcalá desde a Praça de Cibeles, tiraram a foto ali no meio da passadeira e não se deram ao trabalho de ver o outro lado da porta porque “os dois lados devem ser iguais”… Certo? Pois deveriam ter aproveitado para ver o lado de “trás” da porta, pois é diferente!
É isso mesmo! A Porta de Alcalá não é simétrica e tem duas caras diferentes uma da outra!
A porta foi construída em 1778 por ordem de Carlos III, para celebrar a sua chegada a Madrid, e era uma das 5 portas reais que davam acesso à cidade. Esta, pela sua localização, dava as boas-vindas às pessoas que chegavam da Catalunha, Aragão ou até mesmo de França.

porta alcala madrid monumento

Porta de Alcalá, fachada virada para Cibeles

Segundo conta a estória que nos chegou até aos dias de hoje, para a construção desta porta, o rei Carlos III organizou um concurso para ver quem seria o arquitecto encarregue desta construção. Os candidatos eram José de Hermosilla, Ventura Rodríguez e Francisco Sabatini, e este último foi o grande vencedor.
Sabatini enviou vários projectos ao monarca para a construção da porta, e este, sem se dar conta, escolheu dois esboços diferentes. Como o rei tinha sempre razão, e para não obrigar o rei a admitir o seu erro, o artista resolveu ir pelo caminho mais difícil e fundir os dois esboços num só, criando assim a Porta de Alcalá como hoje a conhecemos!

porta alcala madrid monumento

Porta de Alcalá vista do outro lado

A originalidade desta porta recai também no facto de ter sido o primeiro Arco do Triunfo a ser construído na Europa desde a queda do Império Romano, muito antes do Arco do Triunfo de Paris ou da Porta de Brandeburgo de Berlim.
A principal diferença entre as duas fachadas, e aquela que se pode ver mais facilmente, é o facto de uma dela apresentar 10 semi-colunas de estilo jónico, enquanto do outro lado podemos ver apenas duas colunas acompanhados de pilastras. A coroar a porta de um lado temos escudos heráldicos, enquanto do outro lado estão sentados 4 crianças, que representam as quatro virtudes cardinais: fortaleza, justiça, prudência e temperança.

E então, surpreendidos com este pequeno grande segredo da Porta de Alcalá?

—-

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s