San Antón, padroeiro dos animais

Amanhã, 17 de Janeiro, celebra-se em Madrid o dia de San Antón, padroeiro dos animais.

???????????????????????????????

Poderia ser um dia como outro qualquer, não fosse o caso de neste dias os habitantes de Madrid se concentrarem na Igreja de San Antón (C/ Hortaleza 63) com as suas mascotes, para que estas sejam benzidas pelo padre e abençoadas pelo santo.
Ah pois é! Imaginem-se a sair de casa um sábado pela manhã para irem à missa benzer o vosso cão, gato, porquinho da índia, ou porco vietnamita! Que agora estão na moda os porcos vietnamitas…

Segundo contam as lendas que San Antón, ou Antonio Abad, foi um monge cristão que durante os 105 anos que pisou a terra, levou uma vida austera e sempre demonstrou um grande amor pelos animais, os quais mimava e cuidava. Por este motivo foi nomeado o padroeiro dos animais e é representado vestindo o seu hábito de monge e com um porco a seus pés.
Antigamente, com receio de que os seus animais sofressem de doenças ou fossem mortos pela peste, era comum as pessoas encomendarem os bichos ao Santo, para que este protegesse um dos maiores bens dos camponeses. A benção de San Antón era então tida como uma protecção conta as ameaças externas e, com o passar dos tempos, transformou-se numa tradição que continua até aos dias de hoje.

Panecillos del Santo

PicMonkey Collage

Os panecillos são uma espécie de biscoito artesanal e com aspecto “rudimentar” que é vendido nas pastelarias na altura da festa de San Antón. Estas biscoitos eram muito comuns nas romarias ao Santo, chamadas Vueltas, que eram organizadas no século XIX. É comum hoje oferecê-los tanto ao Santo para “pagar” as benções, como a autoridades eclesiásticas e civis.
São feitos com um tipo de massa que contém muito pouca água, o que faz com que os panecillos durem vários meses. Segundo a tradição, se os guardarmos perto do porta-moedas durante um ano, atraem a fortuna; ou se alguém está solteiro e comer um biscoito destes, rapidamente encontrará namorad@! Experimentamos? 🙂
Hoje fui até à Igreja de San Antón comprar os meus e, segundo as senhoras que estavam na fila comigo, temos de pôr uma moeda por baixo de um panecillo e deixá-la até ao ano seguinte, altura em que voltamos a comprar os biscoitos e oferecemos a moeda ao Santo.

Vueltas de San Antón

134912_sdgdg5

Assim se chama a romaria feita ao Santo. Depois de diversas formas de celebração, hoje em dia em pleno século XXI as Vueltas converteram-se num desfile que percorre as ruas importantes mais próximas à Igreja de San Antón. Neste desfile costumam participar, para além dos madrilenos e das suas mascotes, um esquadrão a cavalo da Polícia Municipal, as unidades caninas das polícias municipal, nacional e da Guardia Civil, os cães-guia da ONCE e várias outras associações defensoras dos animais.

???????????????????????????????

Igreja de San Antón e fila para comprar os panecillos

Programação

Sexta 16
– das 16:00 às 20:00 Venda de “Panecillos del Santo”, na Igreja de San Antón (c/ Hortaleza, 63)
– 19:00 Recital lírico pela Agrupación Coral Iter

Sábado 17
– das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:00 Venda de “Panecillos del Santo”, na Igreja de San Antón (c/ Hortaleza, 63)
Eucaristias às 09:00, 10:00, 11:00, 13:00, 19:00 e 20:00. Benção dos animais depois de cada missa, durante meia hora. Na Igreja de San Antón (c/ Hortaleza, 63)
– 12:00 Missa solene com a presença do Padre provincial, na Igreja de San Antón (c/ Hortaleza, 63)
– 12:30 Concerto de música para mascotes, no hall do Mercado de San Antón (c/ Augusto Figueroa, 24)
– 17:00 “Vueltas de San Antón”. Percurso pelas ruas: Travesía de San Mateo, San Mateo, Fuencarral y Hernán Cortés (começa na c/ Hortaleza)

Domingo 18
– 13:00 Praça de Chueca. 4ª edição do “Chueca Loves San Antón”: feira solidária, actividades de adestramento, apadrinhamento ou adopção de animais das protectoras las Nieves, Hoyo de Manzanares e Valverde Animal, entre outras actividades.

—-

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s