A estória do Ratoncito Pérez

P1050638

O habitante mais famoso da Calle Arenal foi sem dúvida o Ratoncito Perez, um perfeito desconhecido para nós portugueses, mas muito provavlemente mais conhecido que o Mickey aqui em Espanha. Este é o ratinho que recolhe os dentes de leite que as crianças deixam debaixo das almofadas e, em troca, lhes dá pequenos presentes.
Este ratinho de aspecto amigável vivia com a sua família numa caixa de bolachas no nº8 da Calle Arenal, na famosa Confeitaria Prast.

raton_perez_jesus_encinar_11870comA história do Ratoncito Perez foi publicada pela primeira vez em 1911, mas foi escrita em 1894 pelo Padre Luis Coloma a mando da raínha Maria Cristina de Habsburgo-Lorena. Nessa época o principe Alfonso, que viria a reinar como Alfonso XIII, era uma criança de 8 anos a quem acabava de cair o primeiro dente. Atendendo ao pedido da rainha, o padre Coloma criou então a história do pequeno Ratoncito Perez que durante a noite se escapulia de sua casa, e através das tubagens da cidade chegava até ao quarto do rei Bubi (Alfonso XIII) e de outras crianças para recolher os dentes de leite que haviam perdido e substituí-los por presentes.
A história ficou conhecida em todo o país como um clássico infantil e por esse motivo a P1050644Câmara Municipal de Madrid decidiu homenagear este ilustre habitante da cidade instalando uma placa comemorativa no número 8 da Calle Arenal, no mesmo lugar onde o padre Coloma situou a casa do roedor com o seguinte texto “Aquí vivía dentro de una caja de galletas en la confitería Prast, el Ratoncito Pérez, según el cuento que el padre Coloma escribió para el Rey niño Alfonso XIII (Ayuntamiento de Madrid)”.
O Ratoncito Perez é um dos poucos personagens de ficção que têm residência conhecida e que podemos visitar no primeiro andar do nº8.

P1050643

—-

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s